Pesquisadores do grupo
Dr. Daniel Mazzaro Vilar de Almeida
Líder do Grupo
Pesquisador
Formado em Letras Português e Espanhol na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Cursou mestrado e doutorado em Estudos Linguísticos na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É professor de Língua Espanhola na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Sua atual pesquisa de pós-doutorado, intitulada "Performatividades gays e Literatura:
desejos nas mídias digitais", aborda a relação entre linguagem, discurso e desejo em duas obras literárias de temática gay e o uso de mídias digitais. Seus principais interesses de estudo são: estudos discursivos, teoria queer e educação linguística.
Dr. Fabio Figueiredo Camargo
Líder do Grupo
Pesquisador
Formado em Letras na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), cursou Mestrado em Literatura brasileira na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Doutorado em Literaturas de Língua Portuguesa na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMinas). É Professor de Literatura na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Sua atual pesquisa intitulado "O demônio da carne: Escritores homossexuais e catolicismo no Brasil" aborda a relação entre escritores católicos, a saber: Lúcio Cardoso, Octávio de Faria, Walmir Ayala e Paulo Hecker Filho e a homossexualidade que os aflige e como esse conflito reverbera em suas obras ficcionais, em suas correspondências e diários. Seus principais interesses são Literatura e homoerotismo.
Dr. Venan Lucas de Oliveira Alencar
Pesquisador
Graduado em Secretariado Executivo Trilíngue, na Universidade Federal de Viçosa, e em Letras Português na Universidade Estácio de Sá. Cursou mestrado e doutorado em Estudos Linguísticos na Universidade Federal de Minas Gerais. É professor na Universidade Estadual do Centro-Oeste. Sua atual pesquisa aborda os movimentos identitários queer no Brasil e no mundo. Seus principais interesses de estudo são estudos foucaultianos, estudos discursivos e de gênero e sexualidade.
Me. Marcos da Silva Cruz
Pesquisador
Formado em Letras - Língua Portuguesa, pelo Instituto Federal do Pará. Cursou mestrado em Letras pela Universidade Federal do Pará. É professor de Língua Portuguesa e suas literaturas, na Secretaria de Educação do Estado do Pará (SEDUC). Sua pesquisa atual aborda os processos de constituição de paratopias nas dinâmicas de banheirão na cidade de Belém-PA. Seus principais interesses de estudo são: teorias queer/kuir; letramentos e pedagogias queer; análise do discurso sobre questões de gênero e sexualidade; performances de masculinidade na contemporaneidade.
Ma. Lorraine Caroline Nicomedes
Pesquisadora
Pedagoga formada pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade Pitágoras e mestra em Estudos Linguísticos pelo programa de Pós-graduação em Linguística da UFU. Sua carreira é dedicada à educação infantil, com uma atuação de 10 anos focada na educação inclusiva. Além disso, é reikiana nível 3A e espiritualista. Durante um período, também cursou Psicologia e participou de grupos de pesquisa em Psicologia Analítica Junguiana, ampliando sua compreensão sobre o desenvolvimento humano. Atualmente, trabalha na Prefeitura Municipal de Uberlândia como profissional de apoio escolar para crianças com deficiência, contribuindo para a inclusão e o desenvolvimento dessas crianças no ambiente escolar.
Estudantes
Júlia de Oliveira Marcelino
Mestranda em Linguística
Formada em Letras-Espanhol pela Universidade Federal de Uberlândia. Cursando mestrado em Linguística na Universidade Federal de Uberlândia. Sua atual pesquisa aborda a representação e a representatividade de sexualidades dissidentes em jogos de vídeo-game.
Vicente Carlos Matias Junior
Mestrando em Linguística
Formado em Letras: Espanhol e Literaturas de Língua Espanhola, na Universidade Federal de Uberlândia. Cursando mestrado em Linguística no PPGEL-UFU. Sua atual pesquisa aborda as provas retóricas (ethos, pathos e logos) em comentários de vídeos sobre casamento igualitário. Seus principais interesses de estudo são a Análise do Discurso e questões LGBTQIA+.
Moacir Paulino de Negreiros
Mestrando em Linguística
Formado em Gestão do Turismo pelo Centro Universitário Uninter, Letras-Inglês pela Universidade Estácio de Sá e Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul. Mestrando em Estudos Linguísticos na UFU. É professor de língua inglesa na Comunidade Educativa Pomar. Seus principais interesses de estudo são: métodos de alfabetização e letramento, linguagem secreta e linguagem quer.
Ígor Campos de Andrade
Mestrando em Linguística
Formado em Direito na Universidade Federal de Uberlândia. Cursando mestrado em Estudos Linguísticos na Universidade Federal de Uberlândia. Sua atual pesquisa aborda a falácia da "ideologia de gênero": uma análise do discurso da Lei Municipal de Uberlândia n.º 14.004/2023 a partir da Teoria Queer. Seus principais interesses de estudo são: Teoria Queer, Análise do Discurso, questões de gênero e sexualidade.
Sara Cristina do Carmo Quintão
Licencianda em Letras
Cursando Letras na Universidade Federal de Uberlândia. Seus principais interesses de estudos são: Análise do discurso e literatura; com temáticas voltadas para o ensino básico da rede pública e/ou grupos minoritários.